terça-feira, 24 de novembro de 2009

Realidade


Aceitamos a realidade tal e qual como ela se apresenta. Sempre. Aquilo que vemos, aquilo que conseguimos tocar, ouvir, cheirar, é, sem margem para qualquer dúvida, tudo aquilo que compõe o Mundo, apenas e só. Muitas vezes dou comigo a pensar nestes termos, mas, existe sempre aquela dúvida, para alguns algo fantasiosa, mas que para mim, teima em marcar posição de uma quase certeza, uma lógica fundamentada com poucas lacunas a preencher.
Sim sou um crente. Não, não sou religioso, nem simpatizante de uma qualquer doutrina religiosa. Penso que é quase insensato admitir que o aparecimento do Universo, da Terra, da Humanidade, da Realidade, tenha sido fruto de uma colossal, de uma gigantesca coincidência. Não. Também não acredito em coincidências. Se pensarmos um pouco nisto, e se analisarmos todas as condições físicas, químicas, bioquímicas, relacionadas com temperaturas, composições do ar, da água, e de todos os outros elementos que “trabalham” em equilíbrio para a nossa sobrevivência, irão constatar algo de muito interessante. Todos eles obedecem a principios muitíssimo especificos, em que as substâncias interagem de uma forma “milimétrica”, com regras de equilíbrio entre si rigorosíssimas, e se, assim não fosse, não existiria vida na Terra. Bastava para isso, por exemplo, haver uma ínfima diferença de quantidade de dióxido de carbono no ar. O mesmo acontece com a temperatura e com os muitos outros elementos que, embora não os conheçamos, são essenciais para a existência de Vida no nosso planeta. Ínfimas diferenças...Curioso… Parece até que, no momento da Criação, uma mente inteligente esteve á cabeça do “projecto”.
Se este pensamento vos parece fazer algum sentido, porque não admitir que a Realidade também é composta por elementos invisíveis, inaudíveis, que não conseguimos cheirar e tocar?
Porque não admitir que, entre o “Céu e a Terra” existem elementos “escondidos” dos nossos apurados sentidos que contribuem, também eles, para o nosso equilíbrio, como os "velhinhos" quatro elementos?
Sim, para mim a Realidade tem muitas faces…

4 comentários:

ThreeTense disse...

A realidade está no olhar de cada um...como este interpreta!
Beijo

Hélder Ferrão disse...

Sim Três Tempos, a realidade está no olhar de cada um, mesmo quando "esse olhar" não consegue ver...
Beijinhos

Joana Lourenço disse...

Amigo Helder,
Gostava sinceramente de ser uma das privilegiadas que conseguem ver para além do fisico...acredito que esse sentimento de que existe «something higher above our heads» não está presente em todas as vidas...é preciso ter-se algo especial para o sentir.
Parabens por mais um fabuloso texto.
Ah, tomei a liberdade de adicionar o teu link ao meu blog.
Beijo e agora...de volta à outra «realidade» que é o trabalho.

Hélder Ferrão disse...

Olha a minha amiga Joana! Sê Bem Vinda! Em relação a este assunto, deixa-me dizer-te o seguinte:
Eu penso que todos nós temos esse previlégio, se é que se pode interpretar dessa forma, de "ver" para além do físico. Quero com isto dizer que , existem várias forma de "olhar" para uma determinada coisa. Muitas vezes o "não físico" revela-se sob a forma de sinais; sinais esses que, de uma forma inconsciente, sentimos, seguimos e "obedecemos"...
Beijinhos, e vai aparecendo!