segunda-feira, 23 de agosto de 2010

- Uma Mão Cheia


Estou em crer que se perguntasse a cada um de vós que me visita neste blogue “quantos amigos (e quando falo de amigos, refiro-me àqueles importantes, os tais do peito), é que efectivamente têm”, aposto que a grande maioria não hesitaria muito em contas e, em dois segundos, me acenaria logo com uma mão cheia deles ou, infelizmente, menos do que isso. Pergunto-me: Porque será? Porque será que no que diz respeito à amizade temos tão pouco, consideramos tão pouco? Sim, é um facto que no universo de centenas de pessoas que fazem parte das nossas vidas, apenas e só meia dúzia se aproveita para criarmos os tais “fortes laços”. Será que somos assim tão exigentes no que diz respeito aos “predicados” dos potenciais “candidatos”? Será que, de forma a respeitarmos a média da “mão cheia” da grande maioria, não nos queremos desviar do “normal”, do conceito do que é “natural ter” para cada um? Parece-me até que, pelo menos para alguns, a ideia de que alguém possa ter muitos amigos é quase como lhes dizer que “esse alguém” das duas, uma: “Não possui critérios de avaliação de personalidade rigorosos” ou, também muito provável, “é muitíssimo carente por atenção e, dessa forma, qualquer um pode “entrar” sem muito para oferecer…”.
Não sei… O que vos parece? O que é que é preciso ter, ou melhor, o que é preciso Ser para conquistar a vossa amizade? Ainda existe espaço para mais um Amigo na vossa vida, ou as “inscrições”para tal já se deram por encerradas por falta de dedos na mão?

4 comentários:

ThreeTense disse...

Qual a tua definição de «amigo»?

Hélder Ferrão disse...

Cara Três Tempos, penso que o conceito do termo "amigo" é muito complexo. Não se define com "meia dúzia de palavras". Mas, e abreviando, penso que o amigo é aquela pessoa que está sempre presente para os bons e maus momentos da nossa vida...
Beijinhos

ThreeTense disse...

Tenho um post «palavras» do outro lado que talvez te ajude...Bjo

Hélder Ferrão disse...

Esse Michel de Montaigne sabia dizer uma coisas (risos). Claro que tive que ler o texto duas vezes para o entender..., mas sim, valeu a pena, até porque me revi em algumas palavras...
Beijinho, Três Tempos

Ps: Estás Bem?