quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Corpo e Mente

Falamos do nosso corpo como se ele fosse algo exterior a nós, algo que possuímos e controlamos como um objecto. "A minha perna, o meu peito, a minha cabeça..." Aquilo que vemos reflectido no espelho é apenas a imagem dos nossos "pertences"? É "aquilo" que somos ou, é "aquilo" que temos? Não sei. Sei que mesmo parado a dormir, o meu corpo assume a responsabilidade dos seus actos, deixando-me de parte com os meus sonhos. Ele é que comanda o cérebro, o coração, os pulmões, e muitos outros orgãos que eu nem sequer sei que tenho, durante o sono. Enquanto isso "eu" estou numa outra cidade do outro lado do mundo, a voar... A nossa relação com o nosso corpo é, quanto a mim, impessoal. Não sabemos nada sobre ele, a não ser claro, que tenhamos conhecimentos aprofundados de anatomia humana. Ele fala muito pouco connosco : "Tenho fome, sede, tenho sono..." e pouco mais. Ele guarda segredo em relação a tudo aquilo que eu não consigo ver ou sentir nele. Não me ajuda a ajudá-lo quando precisa... Acho muito injusto da parte dele. Afinal, eu trato-o bem e muitas vezes chego a ceder aos seus caprichos e desejos, sem fazer muitas perguntas e reservas.... É uma inconsideração! Até parece que não vivemos juntos há 29 anos...













2 comentários:

liamaral disse...

Muito bom este teu texto, sem dúvida! Gostei mesmo!
:) Beijinho

Hélder Ferrão disse...

Obrigado Liamaral, és fixe! (risos)
E lembra-te: "...mente sã em corpo são". Penso que é mais ou menos isto, e perdoa-me por não saber dizê-lo em latim (risos)
Beijinho