quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Direitos (Por Direito)

Eu tenho o direito de pedir o que eu quero.
Eu tenho o direito de dizer “não” a pedidos e exigências que eu não posso atender.
Eu tenho o direito a expressar todos os meus sentimentos - positivos e negativos.
Eu tenho o direito a mudar de opinião.
Eu tenho o direito de cometer erros e de não ser perfeito.
Eu tenho o direito de seguir os meus valores e crenças.
Eu tenho o direito de dizer “não” a tudo aquilo que eu não me sinta em condições de realizar, que seja pouco seguro ou que entre em conflito com os meus valores.
Eu tenho o direito de determinar as minhas prioridades.
Eu tenho o direito de não me sentir responsável pelas acções, sentimentos ou comportamentos dos outros.
Eu tenho o direito de esperar honestidade dos outros.
Eu tenho o direito de estar zangado com alguém que eu amo.
Eu tenho o direito a ser eu próprio e a ser único.
Eu tenho o direito de expressar medo.
Eu tenho o direito de dizer: “Eu não sei”.
Eu tenho o direito de não dar desculpas e justificações para o meu comportamento.
Eu tenho direito ao meu espaço e tempo.
Eu tenho o direito a ser brincalhão.
Eu tenho o direito de ser mais saudável do que aqueles ao meu redor.
Eu tenho o direito de sentir-me seguro e de viver num ambiente protegido.
Eu tenho direito a fazer amigos e a sentir-me confortável quando estou com os outros.
Eu tenho direito de mudar e de crescer.
Eu tenho o direito que os outros respeitem as minhas necessidades
Eu tenho o direito de ser tratado com dignidade e respeito.
Eu tenho o direito a ser feliz.

2 comentários:

liamaral disse...

Tens todos esses direitos, sem dúvida! Sem esquecer que quem te rodeia, seja ele quem for o que faça, tem exactamente os mesmos direitos que tu! Ah, também há deveres...
:) Beijinho

Hélder Ferrão disse...

Exactamente Liamaral! Os meus direitos, ou a minha liberdade, acaba quando a "tua" começa...Ee tenho o dever de saber destinguir as alturas em que isso acontece.
Beijinhos