segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Camarada de Armas

É nesta partilha, nesta troca de quase tudo que temos, de quase tudo o que somos, deste dar e receber de saberes, que vamos construindo sempre um pouco mais de nós. Hoje vejo que, infelizmente, tenho vindo a ser um fraco a “receber”. Sim. Receber. Eram poucas as vezes a que me dispunha a aceitar “aquela mãozinha” de ajuda, “aquela ajuda grátis”, “aquela palavra de conforto”. Nunca fui uma “daquelas” pessoas, dispostas a fazer profundas reflexões acerca de “como teria sido, pela maneira dela?”. Não, não era pelos “se ao menos a tivesse ouvido…”, pelos “podia ter feito diferente…”. Nunca fui adepto do arrependimento, mas sim, pelo reconhecimento da “falha”, do “ meu erro”. Fui sempre um defensor do “No meu erro, encontrarei a resposta certa”. Muitas vezes, é-nos muito difícil pensar “fora da caixa”, ver a “coisa” de outro ângulo, de outra prespectiva, como um espectador da nossa própria peça de teatro, assistindo ao “drama” do momento. Eu sei. Mas, desse lado, do lado de fora, está sempre alguém, com “aquele outro ângulo” perfeitamente nítido, que nós, apenas porque o queremos, não o queremos ver. Muitas vezes, carregamos o peso da decisão como a uma arma nos braços. Assumimos a frente de combate sozinhos, como se fosse uma vingança pessoal. Hoje, vejo a vida de forma diferente. Vejo-a com mais de um par de olhos. Juntos, não encontramos muitas vezes “aquela resposta ideal”, o tiro nem sempre é certeiro… Mas, nesta guerra, ninguém sai vencido pelas más decisões, pelos tiros no escuro, pelas quedas na procura do melhor abrigo…. Apenas chamuscados, pela euforia do combate.

4 comentários:

liamaral disse...

Isso tem um nome! Aquele que tu sabes e ela também! Aliado a isso há a cumplicidade e o prazer de camminhar lado a lado!
Parabéns a esse "par guerreiro"!
:) Beijinho

Hélder Ferrão disse...

Obrigado Liamaral! Penso que "deste" par guerreiro, a verdadeira combatente é ela... Ela é pequenita, mas é fo....rte!(gargalhadas)
Beijinho

FM disse...

Que "guerras" por aqui andam...! Nunca deixes de ser soldado, afinal, as batalhas vão continuar, mesmo que sejam outros os "inimigos".
Abraço.

Hélder Ferrão disse...

Uma grande verdade Francisco...as batalhas estão cá, todos os dias sempre com esses novos "inimigos" á espreita, a pôr-nos novos desafios nas mãos...
Abraço