quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Vai um Copo?


Não existe nada melhor do que estar com a família. E por “família”, refiro-me também aos amigos. “Àqueles Amigos”. Aqueles chegados, aqueles irmãos em que a única coisa que não partilhamos é o sangue. Para mim, a amizade, a cumplicidade, o “dou a minha camisa”, é tudo. É um tipo de amor diferente aquele que nos liga, que nos diferencia nas nossas imensas diferenças e feitios, mas que, em última estância, nos une por aquele fortíssimo elo invisível, que não tem qualquer relevância legal, sujeito a divórcio. Houve alguém, um dia, que me transmitiu este pensamento, que eu, por qualquer motivo, reti na memória, e que é mais ao menos este: “Amigos não são apenas aqueles que conhecemos há vários anos. São aqueles que estão connosco, hoje, agora, e quando são precisos…”. Considero-me um Homem de sorte, porque faço-me acompanhar por excelentes pessoas, excelentes amigos, excelentes irmãos. Reconheço que, devido ao meu feitio, fechado, crítico, muitas vezes impositivo, não demonstro de forma clara, visível, pelo menos por palavras, o quanto lhes estou grato pela sua amizade, pelo seu amor, pela “sua camisa”. Aprecio todos aqueles momentos de “vai um copo?” naquela velha tasca a cheirar a mofo, ao fim do cansativo dia de trabalho, apenas para desfrutar daquele momento de silêncio “cómodo”, mais normal entre amigos homens, tudo com uma forte intensidade. Sou pela companhia, não pelos locais. Sou, muitas vezes, pelo forte abraço e não pelas palavras, sou pela acção e não pela intenção. Sou exigente na amizade, embora não seja pelas “cobranças”, pela obrigação do estatuto. Sinto, todos os dias que, essa relação, esse convívio, essa partilha de vida que temos, me ajuda a crescer, me ajuda, cada vez mais, a ser uma pessoa melhor, mesmo com todos aqueles defeitos que, de certeza, no “fim” me ficarão para durar…

4 comentários:

liamaral disse...

Não há mesmo nada melhor! Somos uns previligiados!
:) Beijinho

Hélder Ferrão disse...

Não há realmente nada melhor Liamaral, mas temos que fazer todos os dias por merecer esse previlégio, com actos sinceros de amizade...
Beijinhos!
Espero que estejas bem!

FM disse...

É BOM, não é?! Pois, e faz muita falta, acredita!
Abraço.

Hélder Ferrão disse...

Fazem mesmo muita falta e, muitas vezes, esqueço-me de lembrar disso...
Abraço, Francisco