quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

"A Outra Margem"


Muitos de vós que se dão ao trabalho de visitar este meu “Quatro Elementos” não sabem que, há cerca de oito meses iniciei um projecto que se intitula de “A Outra Margem”. Este meu aspirante a Livro começou a ganhar forma na minha cabeça há alguns anos, mas, por qualquer motivo justificado pelas desculpas do costume, foi adiado até Maio passado. Estava tudo na minha cabeça, desde as personagens, os locais, o enredo, enfim, tudo.
Iniciei devagar, tímido, envergonhado comigo próprio, mas essas não eram as principais barreiras á concretização; Não, o “problema” era mais práctico. Era falta de práctica.
Não habituado a pensar devagar, as teclas do computador revelaram-se nessa fase um problema, pois travavam-me a fluidez de pensamentos, fazendo-me muitas vezes perder “aquela frase”, “aquela forma de dizer que ainda há pouco li na minha cabeça”, aniquilando dessa forma o gozo do “processo criativo espontâneo”. Perdia muito tempo com essa questão, e quando por fim parava, parava por cansaço, nunca pela falta de vontade.
Mas, com o tempo e o treino, lá os teimosos dos desabituados dedos começaram a se familiarizar com a complexidade de botões negros ordenados de forma estranha, e aí sim, a história começou a escorrer para o “papel” como água. Não faltava inspiração, e mesmo sem tempo, tinha tempo para ela, para essa minha viajem, esse meu sonho escondido.
Escrevi durante algum tempo de forma regular, sem nunca parar na história para lhe mudar o rumo, a vírgula, um ponto sequer, pois tudo era contado “daquela forma”, “da minha forma e feitio”.
O tempo continuou igual a si mesmo, mas eu, por qualquer motivo, deixara de ser igual a mim mesmo...Algo mudou e eu não sei o quê, o porquê. Aí parei. Parei tudo.
Algures no amaranhado de bytes e gygabytes do meu computador, esconde-se um bocado de mim, um pedaço da minha alma. Um sonho arquivado numa prateleira digital á espera de continuar caminho, á espera de um “FIM” ao terminar dos capitulos.
Há dias “avistei-o” a navegar no azul do ecrã junto de um ficheiro entitulado de “Relatório DIM”. Perante aquele cenário pensei: “Ora aí está...um pedaço daquilo que eu sou, e um pedaço daquilo que eu tenho, e este segundo, teima em aparecer em primeiro plano, como o mais importante, quando na realidade não é...”
Enfim, espero um destes dias abrir de novo essas “ingénuas páginas” que tanto me deram prazer de escrever, isso se elas me perdoarem o abandono...

4 comentários:

ThreeTense disse...

Quem não te vai perdoar sou eu se não deres continuidade a esse teu projecto, sonho!
Faço questão de estar na fila, para obter um autografo e um xi!

Hélder Ferrão disse...

Não sei Três Tempos...não sei.
Mas se "ele" for terminado, vou-te cobrar a presença e o xi! (risos)
Beijinho

ThreeTense disse...

Tal vai ser o sucesso que eu terei de pagar para ter um autografo!!!
Sonhar por sonhar, deve ser em grande...
:D

Hélder Ferrão disse...

Pagar não digo, mas horas na fila...acredito! (risos)
Beijinho Três Tempos